2651-2651
2651-2953
2651-2652
2651-2653
2651-2655
Home Nossas Soluções Vídeos Produtos Catálogos Links Blog Fale conosco Onde Encontrar Buscar
 
Sustentável
Economia
Energia
Segurança
Qualidade
Produtos
Série
Como fazer
Energia - Construir com madeira gera um impacto positivo na economia de energia e ajuda a reduzir o aquecimento global.
ENERGIA

O uso eficiente da energia proporciona benefícios econômicos e contribui para uma melhor qualidade de vida. No mundo, mais de 80% da energia é produzida pela queima de combustíveis fósseis que liberam gases efeito estufa (GEE’s) na atmosfera. O processo de industrialização da madeira é muito mais sustentável e econômico do que de outros materiais utilizados na construção, por isso usar madeira e seus derivados gera um impacto positivo na economia de energia.

As árvores quando crescem capturam CO2 do ar, numa razão de 1 tonelada por M3 de crescimento. Esse CO2 fica armazenado na madeira e volta a ser liberado para a atmosfera quando a madeira é queimada ou entra em decomposição.

Quanto mais madeira proveniente de florestas plantadas de rápido crescimento e conduzidos de maneira responsável e sustentável usarmos em nossos móveis e construções, mais CO2 é extraído da atmosfera, contribuindo assim para reduzir a mudança climática.

Esta característica única da madeira somada a economia de energia no processo de fabricação, que consume 11 vezes menos energia do que aço, faz com que os produtos em madeira sejam mais eficientes, comparados a outros.

Em 2009 a ARAUCO completou a medição da pegada de carbono, projeto pioneiro na indústria florestal da América do Sul, que permite avaliar as emissões das nossas operações no Chile, Brasil e Argentina, e utilizar essa informação para continuar a melhoria das nossas operações, visando reduzir esta pegada de carbono.

A área de Energia da ARAUCO gera eletricidade limpa a partir de biomassa florestal, reduzindo assim as emissões de gases de efeito estufa (GEE’s), ajudando a reduzir o aquecimento global. Contamos com uma capacidade instalada de 569 MW de energia elétrica, com a qual abastecemos os nossos próprios processos industriais.

A Produção das chapas de MDF, muito utilizadas na fabricação de móveis, é apoiada por uma cadeia autossustentável. Uma árvore absorve até 250 kg de carbono da atmosfera, produz duas chapas de MDF, prove Biomassa para energia renovável e adubo para a própria Floresta.

O uso de biomassa florestal como combustível de co-geração neutra em carbono, nos permitiu ser, em 2007, a primeira empresa do setor florestal chileno em emitir Bônus de Carbono. Desde então, a ARAUCO emitiu um total de 1.070.851 Bônus graças às suas quatro plantas de co-geração elétrica registradas sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kioto.


 
 

 
 
  Temas relacionados


   Issues & Answers: Pegada de carbono
 
   Issues & Answers: Energia proveniente de Biomassa florestal
 
 
| Fale conosco | Mapa do Site